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Casos de Sucesso

Estratégia empresarial voltada para a inovação

Presente há mais de 55 anos no mercado, a Friboi (pertencente ao Grupo JBS) passou a investir fortemente em inovação há aproximadamente nove anos, quando identificou a necessidade de acompanhar o mercado. Visando atender às exigências das projeções do setor, foi então estruturada uma equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que, trabalhando em conjunto com o departamento de marketing, passou a gerir os processos de inovação. A partir dessa estratégia, a empresa incorporou diversas vantagens competitivas em suas atividades, como entender as expectativas e necessidades do seu público-alvo.

 

"Nós temos as demandas de clientes para inovar, que nos procuram para desenvolver produtos que tenham as características de que eles precisam. O marketing vislumbra as possibilidades de mercado, nos traz as ideias, nós discutimos e o produto começa a nascer", explica Marcos Roque, gerente de P&D da JBS. Desse modo, a empresa antecipa as necessidades para que a área de desenvolvimento trabalhe nas oportunidades descobertas.

 

Os lançamentos de 2008 comprovam o potencial da Friboi em seu segmento de atuação. "No ano passado, nós conquistamos o prêmio de inovação do IS Awards, organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) e pelo Nielsen Business Media, com um de nossos lançamentos, que foi a Sopa Moments, eleita o produto alimentício mais inovador do ano. Isso demonstra que a empresa está focada em inovar e colocar produtos diferenciados no mercado", aponta Roque.

 

A Sopa Moments é oferecida em cinco opções de sabor: mandioca com carne, queijo, carne com vegetais, champignon e brócolis. Porém, o seu principal atrativo é que vem realmente pronta para o consumo; não necessita de refrigeração e nem de água ou de algum tipo de ingrediente.

 

Outro produto de grande repercussão lançado no ano passado pela Friboi é o Assa-Fácil. Sem similares no mercado, o Assa-Fácil é constituído por cortes temperados e congelados de carne bovina de fácil preparo. "Não existia esse tipo de produto no mercado, que era dominado por carne de porco e de peru. É uma linha que tem girado bem no supermercado, pois é bastante procurada graças à praticidade. O produto incorpora tudo o que a marca propõe: é saudável, agrega qualidade, inovação e tecnologia. Essa é a ordem que vamos seguir nos produtos da linha Swift", revela Flavio Saldanha, gerente de marketing de carne in natura e industrializados da JBS.

 

Açougues Swift e Orgânico

 

Entre as estratégias inovadoras desenvolvidas pela JBS/Friboi, estão o Açougue Swift e o Açougue Orgânico, que compõem grandes diferenciais em seu segmento.

 

O antigo Açougue Nota 10, projeto com sete anos de execução, evoluiu e se transformou no Açougue Swift, hoje o projeto de maior sucesso da empresa, com grande busca e adesão dos comerciantes do setor. O projeto é constituído por uma assessoria técnica da Friboi ao cliente, que define o manuseio correto dos produtos, técnicas de corte, as características dos públicos que compram determinados tipos de carne, dentre outras ações. "O açougue é gerenciado por nós. O comerciante determina a margem de lucros e perdas e, dentro desse parâmetro, fazemos o gerenciamento, que acontece primeiramente com técnicos da Friboi na loja", explica Saldanha.

 

Ao comprovar que as atividades do açougue estão respondendo aos requisitos da proposta que compõem o Açougue Swift, o cliente recebe a certificação da empresa, conforme detalha Saldanha. "Quando o técnico verifica que não há mais a necessidade de ir ao açougue para prestar consultoria, aquela loja recebe a certificação do projeto.Assim, a cada funcionário é concedido um diploma de profissional da carne. E, a cada três meses, são realizadas reavaliações para analisar se a loja está respeitando às propostas para ter a bandeira Swift", o que mostra que o projeto além de divulgar a marca JBS/Friboi, visa à promoção e destaque dos açougues credenciados perante os concorrentes.

 

Nessa mesma linha de atuação, está o conceito do Açougue Orgânico, cujo objetivo é implantar a ideia dentro de lojas de supermercado. A carne orgânica é produzida a partir de um sistema classificado como ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável, e que exige cuidados especiais. "Esse produto não pode ser manipulado em qualquer ponto de venda. Nós já estamos certificando lojas de supermercado juntamente com o Instituto Biodinâmico (IBD) para autorizar a loja a operar o alimento", discorre Saldanha. Até o momento, há duas lojas no Brasil com a certificação e o objetivo é credenciar mais seis até o final do ano.

 

Linha Flora

 

A Flora, empresa de limpeza e higiene da JBS, surgiu como solução para reaproveitar a sobra gerada na produção de carnes. "Tínhamos muito sebo e houve a oportunidade para aproveitamento de matéria-prima disponível. Isso ocorreu em 1986, com a marca Minuano estreando a Flora", explica Gabriela Bassi, coordenadora de marketing da Minuano. No entanto, nesse primeiro instante, a marca não estava bem estruturada. "Era a venda de um produto que foi criado a partir desse aproveitamento de matéria-prima. Ao longo do tempo, essa marca evoluiu e a empresa entendeu esse potencial e passou a investir cada vez mais em inovações nesse segmento".

 

Do mesmo modo que ocorreu com a Minuano, a Albany surgia em 2000. Desde o seu lançamento, a marca é inovadora com as linhas de higiene diferenciadas para os públicos masculino e feminino. "O começo foi com o sabonete, que apresenta o sebo também como base", explica Lílian Yokota, analista de marketing da Albany.

 

Essas duas marcas investem fortemente no mercado brasileiro, apostando no melhor conhecimento do seu público no comparativo a multinacionais que trabalham com marcas generalistas. "Queremos passar a ideia de ser a marca amiga, a marca presente, que dará mais vantagem: vamos dar melhor qualidade, pelo melhor preço", aponta Bassi.

 

 

(Fonte: Revista Senai Inovação 9 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2009)

 

 

Outros casos de sucesso

 

- 21/08/2009)

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