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Fármacos e Medicamentos

Notícias

Indústria busca evitar que paciente procure alternativas mais baratas

Enquanto as redes de farmácias trabalham para fidelizar os clientes às suas marcas com o objetivo principal de alavancar vendas, os programas de relacionamento dos laboratórios farmacêuticos têm como foco estimular a aderência dos pacientes às terapias prescritas pelos médicos. Mais distantes dos consumidores finais do que o varejo, eles podem conceder descontos ou não, mas procuram oferecer o máximo de informações sobre os medicamentos, os tratamentos e os cuidados que os clientes devem adotar em relação à saúde.

 

A MSD, por exemplo, tem em média 1,1 milhão de doentes em tratamento contra problemas como diabetes, colesterol elevado e distúrbios respiratórios cadastrados no Receita de Vida. Lançado em 2009, o programa permite a aquisição de sete medicamentos com descontos em cerca de 30 mil farmácias no país, diz o líder do programa de pacientes da empresa, Thomas Bonfim.

 

Segundo o diretor médico da MSD no Brasil, Fernando Serra, o programa é um "pilar estratégico", com impacto positivo nas vendas, mas tem como meta central evitar que os doentes busquem alternativas mais baratas e menos eficazes. "Se não se oferece um desconto, ele pode procurar outro médico e pedir outro remédio", afirma. Ele não revelou os percentuais de abatimento nos preços a que os associados têm direito.

 

"Um programa de fidelização envolve o desconto, mas precisa oferecer algo a mais", diz o executivo. Aí entra o acesso à informação, via canais como página da empresa na internet, chat on-line e e-mail. Um aplicativo específico está em fase de testes há cerca de três meses e em agosto a companhia vai lançar um "chatbot" (software que responde automaticamente a perguntas dos usuários) para solucionar dúvidas básicas dos clientes e profissionais de saúde e liberar os atendentes humanos para assuntos mais complexos.

 

Na Janssen, farmacêutica do grupo Johnson & Johnson, os programas de relacionamento não estão atrelados a vendas ou a descontos, mas ao "suporte aos pacientes", explica a diretora de excelência comercial e médica, Tatiana Ianhez. Segundo ela, o foco do serviço prestado pela empresa é fornecer orientações aos portadores de doenças crônicas e aos cuidadores para garantir o melhor resultado possível do tratamento.

 

"Produzimos medicamentos inovadores e específicos, o que demanda informações claras e precisas sobre a utilização", diz a executiva. De acordo com ela, em casos de produtos injetáveis a empresa chega a enviar uma enfermeira para a casa do paciente para orientá-lo sobre como aplicar os remédios corretamente.

 

A companhia tem programas de suporte para seis medicamentos no Brasil, o primeiro deles lançado em 2006, e o doente precisa da prescrição médica para aderir e passar a receber as informações por meio de canais como telefone, e-mail e materiais impressos. Até agora 47 mil pessoas já foram atendidas no país e até o fim deste ano a experiência começará a ser replicada em outras regiões da América Latina, diz a diretora, sem especificar os mercados.

 

Conforme Tatiana, em geral os medicamentos que fazem parte dos programas de suporte são fornecidos para o Sistema Único de Saúde (SUS) ou clínicas especializadas, que os repassam às pessoas em tratamento. Entre os produtos estão alguns indicados para moléstias graves ou incuráveis como artrite reumatoide, doenças inflamatórias intestinais, esquizofrenia e câncer no sangue.

 

 

 

(Fonte: Press Reader - 27/07/18)

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