Modems e roteadores são importantes para a Internet doméstica, mas não são a mesma coisa.
Configurar sua conexão doméstica com a Internet é muito mais fácil do que costumava ser, mas isso não significa que seja autoexplicativo. Termos como “modem” e “roteador” são frequentemente usados, às vezes de forma intercambiável, embora sejam dispositivos muito diferentes. Antes de sair e comprar o que precisa para conectar seus dispositivos à web, você precisa entender a diferença entre um modem e um roteador.
O que um modem faz?
A melhor maneira de pensar no modem, uma mistura de “modulador” e “demodulador”, é imaginá-lo como a porta para a Internet. Assim como você não pode entrar ou sair de casa sem porta, você não pode acessar a internet sem um modem para criar essa conexão.
Um modem traduz os dados do seu ISP (seu provedor de serviços de Internet) para a sua rede doméstica e traduz todos os dados que você cria na sua rede doméstica para a Internet. Por exemplo, quando você clicou no link deste artigo, seu modem enviou a solicitação ao seu ISP, que, por sua vez, repassou a solicitação aos servidores nos quais este artigo está hospedado. Esses servidores confirmaram a solicitação e a devolveram ao seu ISP, que, mais uma vez, a devolveu ao seu modem, finalmente conectando seu dispositivo com este artigo.
Nos primeiros dias da Internet, a maioria das pessoas usava apenas modems para se conectar à Internet. E, se você estiver apenas conectando seus dispositivos por meio de cabos Ethernet, poderá usar apenas um modem em sua casa. Mas se você quiser que sua casa tenha wi-fi, para poder se conectar à internet sem fio, você precisará de um roteador.
O que é um roteador?
Pense no roteador como uma interseção da sua rede doméstica. Todos os seus dispositivos – como smartphone, TV, computador e console de jogos – se conectam ao roteador. Os dados que esses dispositivos enviam ao roteador são transferidos para o modem, portanto, apenas o roteador se conecta diretamente ao modem. A partir daí, o modem pega todas essas solicitações e as traduz para que possam se conectar à internet.
Os roteadores sem fio geralmente apresentam conexões com fio e sem fio (wi-fi). Isso significa que você pode conectar vários dispositivos diferentes ao roteador, tudo sem se preocupar com as conexões mais limitadas que seu modem pode oferecer. As conexões com fio podem ser mais rápidas e seguras, enquanto as sem fio oferecem conveniência. (Você não precisa estar diretamente próximo ao roteador para se conectar à Internet.)
Se você mora em um espaço pequeno ou se suas demandas de Wi-Fi são leves, um roteador padrão pode ser suficiente para conectar todos os seus dispositivos, sem fio ou não. No entanto, para casas e espaços grandes, um roteador mesh pode ser a melhor opção, que usa um sistema de vários roteadores para “aproveitar” uns aos outros e aumentar o sinal Wi-Fi disponível em toda a sua casa.
Gateway, a unidade combinada modem/roteador
Na verdade, você não precisa comprar o modem e o roteador separadamente. Em vez disso, você pode comprar uma unidade combinada de modem e roteador , geralmente chamada de gateways, o que torna todo o processo um pouco mais fácil. Esses gateways geralmente são o que as empresas de Internet oferecem quando você adere ao serviço, mas algumas ainda oferecem modems e roteadores separados em suas configurações.
Como escolho o roteador ou modem certo?
A primeira coisa que você precisa levar em consideração é a velocidade. Modems e roteadores são projetados para fornecer capacidades de velocidade específicas à sua rede doméstica. Portanto, se você comprar um modem ou roteador que não oferece suporte para as velocidades que sua rede oferece (verifique essa informação com seu provedor de serviços de Internet), você poderá acabar com um gargalo em sua conexão doméstica, forçando-a a ficar mais lenta do que normalmente deveria. .
Digamos que seu plano com seu ISP ofereça conexões de até 1 Gbps. Você vai querer ter certeza de que seu modem e roteador podem lidar com isso. Se eles anunciam apenas velocidades de até 500 Mbps, por exemplo, você não está aproveitando ao máximo sua conexão. No entanto, se a sua rede estiver limitada a 300 Mbps, esse modem ou roteador de 500 Mbps seria adequado.
Roteadores e modems geralmente apresentam um nome confuso que na verdade indica sua velocidade . Os dois primeiros caracteres indicam com qual geração de wifi são compatíveis. AC significa Wi-Fi 5, enquanto AX significa Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E. O número após esses caracteres indica as velocidades totais oferecidas pelas bandas (geralmente 2,4 GHz e 5 GHz), portanto, você não deve esperar que o roteador seja capaz de fornecer essas velocidades para todos os dispositivos em todas as conexões. O Netgear Nighthawk AX2400 , por exemplo, é compatível com Wi-Fi 6 (AX) e tem velocidade máxima combinada de 2.400 Mbps.
Embora esse conhecimento seja ótimo para identificar rapidamente as velocidades de um dispositivo, você também verá essas informações em suas especificações, portanto, observe-as mais de perto ao tomar sua decisão. Você também verá outras informações, como velocidades máximas com fio, alcance máximo do sinal e se o dispositivo é compatível com um sistema mesh.
Por fim, certifique-se primeiro de que seu ISP permite que você compre seu próprio modem. Se não o fizerem, você precisará confiar neles de qualquer maneira.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.