Ter um eletrodoméstico que facilite a vida na cozinha é essencial para famílias grandes. Tudo começa com a geladeira, que precisa ter mais espaço interno, passa pelo fogão ou cooktop com mais bocas e finaliza na lava-louças.
Este último item se torna ainda mais importante para acelerar os processos de limpeza, afinal, é certeza que muitos pratos, copos e talheres precisarão ser lavados após cada refeição.
Mas como escolher a máquina ideal? Será que os modelos são padrões ou, no caso de famílias grandes, é válido investir em uma capacidade maior? Confira dicas para acertar na compra!
Considere o número de moradores na casa
O número de pessoas que vivem na casa influencia no tamanho e na capacidade da lava-louças. Uma família de quatro pessoas, por exemplo, tem necessidades diferentes de uma com seis.
O primeiro passo, antes de comprar o eletrodoméstico, é avaliar quantas pessoas vivem na casa e dividem a cozinha. Vale também pensar na quantidade de louça produzida diariamente — por exemplo, uma criança pequena ainda tem seus pratos, copos e talheres controlados pelos pais, então ela pode sujar menos coisas.
Verifique qual será a frequência de uso
A frequência de uso também precisa ser considerada antes de definir a capacidade da lava-louças. Se a família é grande, mas tem o costume de fazer as principais refeições fora de casa, pode ser que não tenha tanta louça para lavar no dia a dia.
Nesse caso, uma máquina pequena atende bem às necessidades. Agora, se todos estão sempre em casa, uma lava-louças com capacidade maior vai ser mais interessante para evitar o acúmulo de louça suja na pia.
Analise o espaço disponível na cozinha
Por mais que a quantidade de moradores e o uso da louça pese bastante, você também não pode se esquecer de analisar o espaço disponível na cozinha. Se a casa tem um cômodo pequeno e mais simples, pode ser necessário investir em um eletrodoméstico com capacidade menor.
Veja em qual local a máquina se encaixa bem. Geralmente, por precisar de uma entrada e saída de água, a lava-louça é instalada ao lado ou embaixo da pia. O espaço é grande? Aposte em modelos maiores. Agora, se o local for menor, invista em menor capacidade, mas mais opções de serviços do aparelho.
Veja quais utensílios são mais usados
É normal que alguns utensílios sejam mais usados na casa. Por exemplo, se a família cozinha muito no micro-ondas, pode ser que você use mais pratos e objetos que podem ir no eletrodoméstico. Agora, se o fogão é a estrela, pode ter certeza que muitas panelas fazem parte da lista.
Para famílias que usam mais itens menores, como pratos e talheres, uma lava-louças média já dá conta do recado. Por outro lado, se muitas panelas são utilizadas, vale pensar em um eletrodoméstico que inclua a lavagem desses objetos.
Observe a facilidade de organização interna
Essa dica só pode ser vista pessoalmente, então é válido tirar um dia para visitar lojas que vendem lava-louças. Peça ao vendedor para te mostrar os modelos na capacidade que te atende e abra a porta do aparelho para entender a organização interna.
Como todos na casa vão usar a máquina, o ideal é que seja fácil colocar pratos, copos, talheres e panelas ali dentro. Quanto mais intuitiva for a lava-louças, mais prática ela se torna.
Escolha um aparelho com mais funções e programas
Talvez a prioridade para a sua casa não seja uma capacidade enorme, mas a quantidade de programas e funções disponíveis na máquina. Logo, opte pelas mais modernas, com mais funções e programas.
É interessante que, assim como a parte interna, tudo seja útil e intuitivo. Assim, você só se preocupa em colocar os itens para lavar, adicionar o sabão e pode deixar outro familiar responsável por tirar a louça e guardar.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.