Guarde os guarda-chuvas e coloque em prática esses planos de longo prazo para proteger seu jardim do aquecimento do planeta.
Quando deixei o Arizona e fui para o noroeste do Pacífico, há treze anos, previ que nunca mais precisaria de ar condicionado. Agora, sento-me no cruzamento de um ar condicionado e dois ventiladores, e meu jardim tem que suportar picos de mais de 100 graus todo verão. Isto provocou um fenómeno triste mas divertido por toda a cidade, onde as pessoas constroem instalações elaboradas para proteger os seus vegetais de verão: estátuas de guarda-chuvas e lençóis brancos espalhados por todo o lado. Nos grupos de jardinagem, a filosofia da rega é calorosamente debatida.
Mas aqui estão os conselhos de especialistas que vale a pena seguir para ajudar seu jardim de verão a sobreviver (e prosperar) em uma onda de calor.
Use pano de sombra de forma seletiva e inteligente
Primeiro, livre-se dos guarda-chuvas. O aquecimento global significa que qualquer clima que tenhamos neste verão provavelmente se repetirá, então é hora de construir alguma infraestrutura para isso. Lençóis ajudam um pouco, mas o que você realmente quer é pano de sombra. Este tecido preto deve ser erguido como uma vela sobre os pontos mais delicados do jardim. Você pode comprá-lo em várias porcentagens de bloqueio. Por exemplo, 50% o pano de sombra bloqueará 50% dos raios UV e do sol, e seu centro de jardinagem local (ou Amazon) o vende por pé.
Você não quer que ele toque suas plantas ou vegetais – você precisa permitir o fluxo de ar ao redor deles. Muitos panos de sombra têm ilhós no canto para que você possa amarrá-los facilmente em árvores ou cercas. Se você não tiver esses, pegue alguns postes verdes em U simples na Home Depot e use um martelo para colocá-los no lugar ou use < um i=5>tubo de PVC e correias para configurar um baixo túnel para colocar o pano de sombra.
Saber o que proteger e o que deixar para os elementos é difícil e, historicamente, nos concentramos nos itens errados. A maioria das pessoas corre para proteger suas beladonas, como tomate, berinjela e pimentão. Embora todas possam sofrer um pouco de queimadura solar (é como uma queimadura solar), essas plantas prosperam no sol e no calor e só devem ser algo que você protege quando todo o resto estiver protegido e você tiver sobras de tecido. Eles não polinizam nesse tipo de clima e podem deixar suas flores cair acima de 95F, mas nesta época do ano, esse não é o problema – preservar a fruta é.
As ervilhas são uma cultura de época muito curta. Quando a cúpula de calor chega, a temporada já está quase pronta. E eu não me incomodaria em cobrir flores anuais. Alcachofras não precisam de proteção, rosas não se importam, a grama vai se recuperar, lilases, íris, peônias e tulipas já desapareceram nesta época do verão.
O que focar na proteção
Eu começaria com suas hortênsias, que literalmente fritarão em uma cúpula aquecida. Eu cobriria suas frutas, que são afetadas duas vezes – as folhas ficam gravemente queimadas e sua colheita de frutas falhará devido ao calor. Isso é verdade para morangos e mirtilos, mas especialmente para frutas de cana, como framboesas, amoras e amoras.
A alface e o repolho são particularmente suscetíveis, por isso a cobertura é ideal. Qualquer coisa nesse tenro e frondoso grupo anual se enquadraria nesta designação.
Você pode querer cobrir seus pepinos neste clima, apenas para mantê-los polinizando e, esperançosamente, para poupá-los de ficarem amargos, já que, ao contrário de outras culturas, eles ainda podem estar frutificando.
Regar é complicado
O velho ditado de que regar ao meio-dia danifica as plantas ao queimá-las foi desmascarado, mas não há dúvida de que as raízes procuram água e se você regar a superfície durante o calor do dia, as raízes se aproximam da superfície, onde correm o risco sendo queimado. Você deseja regar de manhã cedo e profundamente na raiz, não acima da cabeça. Se você regar profundamente o suficiente, talvez não precise regar todos os dias. Você deseja verificar o solo enfiando o dedo nele e vendo se está seco ou úmido alguns centímetros abaixo. Esse é o seu guia.
Você pode regar demais, e é aí que você precisa se preocupar com coisas como pepinos e tomates, porque mesmo que você os mantenha prosperando, eles podem ter um gosto horrível ou desenvolver podridão das flores devido à onda de calor. A chave é irrigação e nutrientes consistentes. Se você alimenta suas plantas (e deveria, semanalmente), certifique-se de que o fertilizante seja aplicado no início do dia, regado. Evite tratamentos de superfície durante uma onda de calor.
Quanto mais estabelecida for uma planta, maior será a probabilidade de ela sobreviver
É lamentável que as ondas de calor estejam a atingir-nos à medida que fazemos a transição para os jardins de outono, porque as plantas que estiveram no solo estabeleceram sistemas de raízes para as sustentar. Mudas tenras não têm isso e precisam de mais cuidados. Isso pode significar sombreamento seletivo ou rega manual para complementar o que seu gotejamento está proporcionando.
Mude a forma como você jardina
Se você faz jardinagem, certamente sabe em que zona está, mas talvez não saiba que, como resultado do aquecimento global, alguns lugares mudaram< a i=2> em que zona eles estão. Tudo isso para dizer que o que está acontecendo não vai desaparecer. Quando você pensa em como construir seu jardim, você pode querer garantir que haja estruturas para sombra e irrigação por gotejamento.
É importante pensar sobre o que você planta e onde: Escolha plantas que sejam tolerantes ao calor e à seca. Certifique-se de que você está realmente prestando atenção se as plantas querem sombra ou sol e plante-as de maneira adequada.
Treine suas plantas para usar menos água – ao não regar demais, incentivamos as plantas a estabelecerem sistemas radiculares fortes e, como resultado, elas precisarão de menos água.
Palha como o inferno
É impossível enfatizar demais a importância da cobertura morta para manter as plantas hidratadas e protegidas do calor. Alguns centímetros de palha, lascas de madeira ou qualquer cobertura orgânica em seus canteiros mudarão totalmente suas plantas. Mantém a umidade no solo. Certifique-se de que qualquer cobertura morta seja retirada da base das plantas e árvores para não espalhar doenças, mas caso contrário, coloque-a. Lembre-se de que você pode obter lascas de madeira grátis a qualquer momento em áreas com Chip Drop.
Não deixe colheitas na videira
Qualquer coisa que seja comestível deve ser trazida. Mesmo as colheitas que você normalmente deixa amadurecer até estar pronto para fazer algo com elas, traga-as mais cedo. Caso contrário, você os estará convidando para cozinhar na videira. Isso inclui tomates, berinjelas, pimentões, feijões verdes, pepinos e frutas vermelhas. Certifique-se de sair para verificar se há produtos maduros todas as noites ou manhãs, quando estiver frio o suficiente.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.