Como comprar um carro novo? Veja o que considerar

mulhersentadanocarroereceberchaves11

Afinal, não saber avaliar todos os critérios necessários antes da compra pode acarretar diversas consequências desagradáveis que podem afetar a experiência com o carro.

Há inúmeros fatores, como formas de pagamento e detalhes do veículo, que devem ser analisados no momento da compra do seu carro. Por conta disso, separamos os principais pontos que devem ser levados em consideração. Confira!

Quais são as formas de pagamento para comprar um carro novo?

O entendimento das formas de pagamento é um dos pré-requisitos para quem quer saber como comprar um carro novo. Ao observar as variedades disponíveis, é possível compreender qual será a melhor escolha para adquirir o bem sem comprometer demais a sua renda. Veja:

À vista

O pagamento à vista é uma opção extremamente atraente, pois além de ser mais econômica, não compromete a renda mensal do comprador. Entretanto, costuma render maiores dificuldades aos interessados devido à dificuldade de juntar altas quantias.

Logo, para fazer esse tipo de pagamento basta juntar a quantia necessária para realizar a compra ou realizar a troca de um carro por outro que se encaixe na faixa de preço. Perceba como o pagamento à vista é a opção na qual o comprador possui mais poder de negociação com a loja.

Financiamento bancário

O financiamento é o modelo de pagamento no qual uma instituição financeira ou banco oferece crédito ao comprador para que ele adquira o carro. Após a obtenção, será necessário o pagamento de parcelas até que o valor com acréscimo de juros seja quitado.

Essa é uma das formas de como comprar um carro novo que mais atraem os compradores por facilitarem bastante a obtenção do bem desejado e facilitar o pagamento de parcelas.

Entretanto, os valores de juros sofrem variações de acordo com a instituição financeira escolhida para fornecer o crédito, exigindo assim do comprador muita pesquisa e certeza do veículo escolhido para financiamento.

Consórcio

O consórcio de carro é outra opção interessante justamente por reunir diversas pessoas que possuem interesse na compra do mesmo veículo e estão dispostas a colaborar periodicamente com valores acertados em contrato.

Por ser uma modalidade que pode envolver várias pessoas, muitos interessados sentem dificuldades em compreender esse estilo de pagamento. A fim de colaborar com seu entendimento, é interessante observar os detalhes de como funciona o consórcio para avaliar se a opção é viável para você. Confira!

Leasing

O leasing, por fim, é a modalidade de pagamento na qual o interessado no carro negocia com quem cede o crédito para ter o direito de utilizá-lo. Basicamente o motorista obterá o valor necessário para a compra e pagará em parcelas mensais com as devidas taxas de juros. No entanto, o carro ficará no nome de quem cedeu a quantia.

Por conta dessas características, muitos gostam de nomear o leasing como uma espécie de aluguel do veículo, devido ao automóvel obtido ficar em nome da instituição que forneceu o crédito.

O que considerar ao comprar carro novo?

Existem diversos critérios técnicos que precisam ser compreendidos por aqueles que buscam entender como comprar um carro novo da melhor forma possível. Após escolher a forma de pagamento para obter o automóvel, cabe conhecer todos os detalhes mais importantes de se avaliar no veículo para que seja feita a escolha certa. Veja dicas:

Escolha o modelo do carro conforme suas necessidades e preferências

O primeiro ponto para quem deseja o entendimento de como comprar um carro novo é escolher um modelo adequado para as suas demandas e que atenda aos seus gostos. Mesmo ao escolher um veículo com base somente nos preços, é preciso avaliar para quais fins você utilizará o carro.

A necessidade de alguém que quer obter um carro novo para utilizar em corridas de aplicativo é diferente de quem precisa de um modelo capaz de suportar cargas muito elevadas, por exemplo. Junto a isso, o gosto pessoal do motorista também deve ser levado em consideração para que a compra o satisfaça em todos os quesitos.

Verifique a lista de equipamentos e acessórios de série

Ter noção dos equipamentos e acessórios de série para o carro escolhido é extremamente importante para facilitar a realização de funções nele. Junto a isso, a presença ou não de determinados itens é capaz de valorizar o carro, alterando assim o preço para sua obtenção.

Como a presença ou não desses itens variam de acordo com o modelo, é preciso avaliar antes da compra para checar se eles estão na preferência do comprador. Os itens de série, por exemplo, são aqueles que já vêm instalados no próprio veículo antes da compra.

Caso se desloque constantemente em cidades grandes, por exemplo, ter a presença de um GPS fará com que o motorista seja capaz de se locomover adequadamente nos mais diferentes caminhos existentes.

Analise o custo de manutenção

O estudo do custo de manutenção de cada carro é extremamente importante já que cada modelo possui suas variações. Dessa forma, é possível entender qual deles satisfaz suas necessidades e está no alcance do seu orçamento, simultaneamente.

Portanto, analisar o custo de manutenção será a garantia de que a compra do carro não compromete demais o seu planejamento financeiro. Cabe, portanto, depositar bastante atenção neste tópico para não obter um veículo cuja renda seja incapaz de cumprir os gastos necessários.

Faça um test drive

Realizar um test drive permite que você tenha uma primeira experiência no controle do carro. Consequentemente, ter esse contato permitirá conclusões mais precisas a respeito do veículo, juntamente com a percepção se ele é o modelo ideal para suas demandas.

Para realizar o test drive mais preciso possível, opte por trajetos que sejam mais exigentes com o veículo escolhido. Assim você poderá ver como é o desempenho do carro em locais de maior dificuldade, bem como observar outros pontos importantes como barulhos estranhos, problema este bastante comum em diversos automóveis que precisam de reparos.

Considere a depreciação

A depreciação se trata da desvalorização do automóvel no decorrer do tempo. Logo, significa que o veículo não poderá ser vendido pelo mesmo valor que foi comprado, gerando assim certo grau de prejuízo a quem vende o carro.

Existem diversos fatores que podem influenciar para uma maior desvalorização do carro. Geralmente os mais comuns são o modelo do veículo escolhido, desgaste de peças, popularidade e vários outros decisivos. A depreciação, portanto, precisa ser considerada principalmente se você pensa em realizar a venda do carro no futuro.

Reúna os documentos necessários para a compra na concessionária

A reunião dos documentos para a compra na concessionária é a etapa final para a obtenção do seu automóvel tão sonhado. Após compreender todas as formas de como comprar um carro novo, juntamente com os dados, é preciso oficializar a obtenção do bem.

Portanto, garanta a realização de cópias dos documentos necessários para a compra ocorrer tranquilamente. Também verifique se eles estão em um prazo válido de uso para obtenção. Observe quais são os principais documentos na lista abaixo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de pagamentos das taxas de primeiro registro e emplacamento;
  • Renavam devidamente preenchido;
  • Nota fiscal original ou eletrônica da concessionária;
  • Decalque legível do chassi.

Com uma pesquisa cuidadosa é possível aumentar a precisão da escolha e obter a melhor forma de se pagar pelo automóvel. Para isso, basta escolher uma concessionária de boa procedência e levar consigo a relação de documentos exigida para adquirir seu veículo novo.

Agora que sabemos tudo sobre como comprar um carro novo, basta rever todos os dados citados no decorrer do conteúdo e assim garantir uma compra satisfatória. Não deixe de se atentar aos critérios apresentados e conseguir seu tão sonhado bem sobre rodas!