Felizmente, isso não parece ser uma vulnerabilidade de segurança.
Aqui vai um truque bacana para festas: pegue o iPhone de alguém, digite quatro caracteres e observe o iPhone dele travar. (Talvez seus amigos não achem isso tão legal.)
Não importa como as pessoas reajam, esse truque é possível devido a um bug recém-descoberto em iPhones e iPads. O hacker e testador de segurança Konstantin postou sobre a falha na instância do Mastodon Infosec Exchange , dizendo que encontraram a descoberta “em algum lugar no site do pássaro”. (X, é claro.)
Os quatro caracteres em questão são “”:: , duas aspas, seguidas de dois pontos. Dito isso, parece que apenas os três primeiros caracteres são necessários para que o iOS e o iPadOS travem, já que qualquer quarto caractere acionará a falha.
No entanto, você não travará seu iPhone digitando esses caracteres em qualquer lugar: você precisa digitá-los em um campo de pesquisa específico. Konstantin diz que funciona com o campo de pesquisa da Biblioteca de Aplicativos do seu iPhone ou iPad, que você pode acessar deslizando para a esquerda nas páginas da Tela Inicial. No entanto, também descobri que funciona no campo de pesquisa em Ajustes: a diferença é que a falha trava apenas o aplicativo Ajustes, enquanto usá-lo na Biblioteca de Aplicativos força o SpringBoard, o aplicativo da Tela Inicial do iOS, a reiniciar completamente.
O 9to5Mac também descobriu que a falha funciona com o Spotlight Search em iPhones e iPads executando o iOS 18.1, que está atualmente em teste beta .
Embora a Apple não tenha comentado publicamente sobre o bug, a boa notícia é que ele não parece ser prejudicial, nem é uma vulnerabilidade de segurança. É o que o pesquisador de segurança do iOS Ryan Stortz disse ao TechCrunch . Então, embora seja estranho, não parece ser algo com que se preocupar. A Apple provavelmente corrigirá o bug com uma versão futura do iOS e iPadOS, e esse será o fim disso.
Este está longe de ser o primeiro bug desse tipo a aparecer no iOS. Bugs anteriores até fizeram iPhones travarem sem nenhuma intervenção dos usuários. Esse foi o caso de uma falha em 2015 , onde o aplicativo Mensagens continuava travando se o usuário recebesse uma mensagem específica.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.