Existem alguns motivos, mas é uma questão de segurança, acima de tudo.
Ter tipos separados de tinta para uso interno e externo pode soar como uma jogada de marketing para nos fazer comprar mais tinta – uma reminiscência de quando os anunciantes, há um século, tentaram convencer as mulheres a mudar de um único creme para a pele de uso geral para o uso de produtos separados para dia e noite. No entanto, neste caso, existem diferenças importantes entre as tintas. E embora seja tecnicamente possível usar tinta externa em ambientes internos, veja por que isso é uma má ideia.
Por que você não deve usar tinta externa em ambientes fechados
Adoramos reutilizar coisas que já temos em mãos para evitar comprar algo novo, mas por vários motivos relacionados à saúde e ao desempenho, isso não se aplica ao uso de tinta externa em projetos internos. Aqui está o porquê:
É um risco para a saúde
A maioria das tintas projetadas para uso interno são à base de água e são formuladas para ter o mínimo de fumaça, lavar facilmente a pele e serem geralmente seguras de usar. As tintas externas tendem a ser à base de óleo ou solvente e formuladas para suportar sérias flutuações de temperatura, junto com umidade, precipitação e luz solar direta.
Os ingredientes que tornam possível esse tipo de durabilidade podem irritar a pele ou os olhos de uma pessoa, mas os vapores da tinta representam a maior ameaça à saúde. Isso ocorre porque essas tintas externas geralmente contêm compostos orgânicos voláteis ou VOCs , que são liberados no ar à medida que secam e curam – ou até mais se você estiver usando tinta látex acrílica externa , que continua a liberar gases depois de secar.
De acordo com o Controle de Venenos e a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), quando alguém inala vapores contendo VOCs comuns – como benzeno, formaldeído, tolueno, xileno, etanol e acetona – isso pode causar:
- Dores de cabeça
- Tontura
- Náusea
- Irritação nos olhos, nariz e garganta
- Perda de coordenação
- Danos ao fígado, rins e sistema nervoso central
Os COVs são menos problemáticos quando a tinta externa é usada ao ar livre por alguém que usa máscara facial e outro EPI. Mas mesmo com todas as janelas e portas de uma casa abertas, ainda não haveria ventilação suficiente para usar tinta externa em ambientes fechados.
A pintura externa não funciona tão bem em ambientes internos
Deixando de lado os riscos à saúde, a pintura externa não é uma boa escolha para projetos internos por outros motivos, incluindo:
Precisa de luz solar para curar adequadamente
Embora a tinta externa acabe curando em ambientes internos, levará muito mais tempo do que a pintura interna, deixando suas paredes vulneráveis a arranhões, arranhões, arranhões e outras marcas por um longo período.
Não resiste a bagunças internas
A pintura externa pode ser resistente às intempéries, mas a pintura interna foi formulada para suportar o desgaste diário de crianças, animais de estimação, vácuo, umidade interna de cozinhar e tomar banho, arranhões e arranhões. Também é mais resistente a graxa e óleo e mais fácil de limpar.
Não é ótimo em drywall
Embora as tintas externas sejam perfeitas para vinil, estuque, madeira e outros materiais de construção residencial, elas não aderem muito bem ao drywall.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.