Talvez finalmente seja hora de deixar este lugar.
Quando era conhecido como Twitter, o aplicativo de mídia social tinha muitos problemas próprios, mas eu apostaria que a parcela de usuários que acha que o X é um site florescente e funcional em comparação é consideravelmente pequena. As mudanças implementadas pelo CEO Elon Musk resultaram em uma plataforma que é menos segura, mais tóxica e, francamente, desrespeitosa com a privacidade de seus usuários.
Você não precisa procurar muito para ver por que X não tem consideração pelos seus dados: ano passado, descobrimos que o Circles, um recurso explicitamente projetado para compartilhar postagens com um círculo privado de seguidores, estava apenas permitindo que usuários não aprovados vissem suas postagens por algum motivo . Então, em julho, o X ofereceu aos usuários a opção de bloquear a plataforma de IA da empresa, Grok, de usar seus dados para treinamento — sugerindo que a empresa pode ter raspado dados do usuário sem permissão antes daquele ponto.
Agora, descobriu-se que os dados do usuário X estão sendo usados novamente para treinamento de IA, mas, desta vez, para terceiros não identificados — novamente, sem consentimento prévio.
X parece estar vendendo seus dados de usuário para treinamento de IA de terceiros
Conforme relatado pelo TechCrunch , a X atualizou sua Política de Privacidade na quarta-feira, indicando que a empresa entregará dados do usuário a colaboradores terceirizados para fins de treinamento de IA. Esta é a situação padrão, não uma situação opt-in: se você não gosta do som de suas postagens e atividades sendo usadas para treinar sistemas de IA misteriosos no mundo, você precisa dizer isso decididamente — supondo que você saiba que essa é uma opção em primeiro lugar.
Embora a mudança de regra não diga se X está se beneficiando financeiramente dessas colaborações de terceiros, isso parece provável. Afinal, outras empresas venderam dados de usuários para outras empresas para treinar modelos de IA, incluindo Reddit e Discord , cada uma das quais, como X, tem uma quantidade enorme de conteúdo gerado pelo usuário para oferecer aos principais compradores.
A parte específica da Política de Privacidade que descreve essa atividade é a seguinte:
“ Colaboradores terceirizados. Dependendo das suas configurações , ou se você decidir compartilhar seus dados, podemos compartilhar ou divulgar suas informações com terceiros. Se você não optar por não participar, em alguns casos os destinatários das informações podem usá-las para seus próprios propósitos independentes, além daqueles declarados na Política de Privacidade da X, incluindo, por exemplo, para treinar seus modelos de inteligência artificial, sejam eles generativos ou não.”
Como cancelar o compartilhamento de dados de IA no X
Para cancelar esse compartilhamento de dados, você precisa alterar suas Configurações no X. Vá para Privacidade e segurança e, em Compartilhamento de dados e personalização , clique em Compartilhamento de dados com parceiros comerciais . Desabilite esse recurso para cancelar.
O que é potencialmente mais flagrante sobre essa situação para mim, além de X vender dados de usuário em primeiro lugar, é que não é nada óbvio como desabilitá-lo. Mesmo quando você vai para a página dessa configuração, ela diz o seguinte:
“X sempre compartilha informações com parceiros de negócios como uma forma de executar e melhorar seus produtos. Quando habilitado, isso permite que X compartilhe informações adicionais com esses parceiros para ajudar a dar suporte à execução dos negócios de X, incluindo tornar as atividades de marketing de X em outros sites e aplicativos mais relevantes para você. Saiba mais .”
Não há menção explícita de vender seus dados para treinamento de IA. Na verdade, se você clicar no link “Saiba mais”, a página para a qual ele leva também não menciona nada sobre treinamento de IA. O TechCrunch postula que o X atualizará essas descrições em 15 de novembro, quando atualizará oficialmente sua Política de Privacidade. Claro, isso é especulação, então teremos que esperar para ver.
X não se importa com você
De qualquer forma, a X claramente não tem desejo de que a maioria de sua base de usuários opte por não compartilhar esses dados, provavelmente porque é do interesse financeiro deles mantê-los no escuro. A X está afundando quando se trata de suas finanças , então a empresa precisa encontrar maneiras de ganhar dinheiro. Os anunciantes estão fugindo , e a maioria das pessoas não quer pagar por algo que podem obter de graça, então, claro, vamos vender seus dados.
O TechCrunch também relata que a nova Política de Privacidade removeu a linguagem que definia o período de tempo em que a empresa manteria seus dados, em favor de uma linguagem que diz que eles os manterão basicamente enquanto sua conta estiver ativa e pelo tempo que acharem adequado. Além disso, você não pode esperar que os dados que você excluiu de X desapareçam para sempre, pois a política diz que “o conteúdo público pode existir em outro lugar, mesmo depois de ser removido de X”. Embora a empresa use exemplos como mecanismos de busca e terceiros que mantêm seus dados, você pode imaginar que isso também abrange os terceiros que estão treinando seus modelos de IA com suas postagens.
Se você finalmente se cansou, considere mudar para uma das muitas alternativas X disponíveis . (E se você escolher Bluesky, há uma boa maneira de encontrar todos os seus seguidores X lá .)
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.